Periodontologia

 
 
A Periodontologia é a área da Medicina Dentária direccionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais.
As doenças periodontais são um conjunto de doenças inflamatórias que afectam os tecidos que rodeiam e dão suporte aos dentes e podem ser divididas, de uma forma geral, em dois grandes grupos: as Gengivites e as Periodontites.

A Gengivite é uma inflamação das gengivas, de carácter reversível, ou seja, com o tratamento adequado e uma correcta manutenção pelo doente em casa é possível recuperar totalmente uma situação de saúde. Por outro lado, se não for atempadamente tratada, pode evoluir para uma situação mais grave, a Periodontite.
 
 
 
 
Dra Patrícia Almeida Santos
Médica Dentista
Especialista Periodontologia
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

Periodontite

 
A Periodontite, ao contrário da Gengivite, é uma doença irreversível. Está associada à inflamação das gengivas mas também à perda dos tecidos que suportam os dentes, nomeadamente do osso alveolar. O tratamento não permite recuperar o osso perdido, mas consegue parar a progressão da doença.

Assim sendo, quando mais cedo for diagnosticada e tratada a periodontite, menos sequelas existirão. Se, por outro lado, a doença não for diagnosticada atempadamente, a destruição dos tecidos vai ocorrendo, podendo levar a um aumento da mobilidade dentária e inclusivamente à perda espontânea dos dentes.